quarta-feira, 23 de setembro de 2009

IRON MAN, MARK I, HOT TOYS, MMS 80 e "A Jornada do Herói"

IRON MAN, MARK I, HOT TOYS, MMS 80 e "A Jornada do Herói"

Introdução
Com tantos reviews por aí deste Mark I/Hot Toys, resolvi fazer além de um review propriamente dito, acrescentar uma abordagem alternativa para dar uma idéia de como uma Figura destas vem parar nas minhas mãos.

O Chamado
Há cerca de 1 ano atrás a Hot Toys criou um tremendo rebuliço nas comunidades de colecionadores do mundo todo ao anunciar a execução do Mark I.
Quando se lança um protótipo ae expectativas e ansiedades que se criam nas pessoas é imensa que parece que a comunidade dos fanboys entram em estado de êxtase supremo. Nada mais parece superar a beleza de tal figura e são feitos todos os endeusamentos possíveis e imagináveis.
A seguir uma das fotos do Protótipo, objeto de imensa admiração dos hot-fans.

O Nômade
É neste tipo de conto do vigário que aprendi que não devo mais cair. Deve-se conter o impulso de querer fazer uma pre-order a qualquer custo. Na época não resisti e acabei fazendo na Corner Store Comics (mais precisamente no dia 05/10/2008), que é uma loja dos EUA extremamente profissional, onde pode-se pagar através do Paypal ou ainda através de Cartão de Crédito Internacional. Infelizmente houve uma fraude eletrônica no sistema da Corner este ano, mas hoje já superada. Eu mesmo tive o meu cartão de crédito clonado, mas a minha operadora detectou o problema a tempo. Quando se faz a pre-order com cartão de crédito numa loja dos EUA, só há o lançamento quando a encomenda finalmente chega na loja e é despachada. Pelo que entendi nos EUA não é permitido o lançamento antecipado de compra em cartão de crédito, conforme explicado no FAQ da Loja Viking Playground.
Considero muito pior arriscar a fazer uma pre-order no ebay, pois passado alguns meses não há possibilidade alguma de se abrir "disput" no sistema de pagamento do paypal. É realmente algo muito, mas muito assustador. A minha primeira compra no ebay foi uma pre-order do Batmobile Super Elite da Hot Wheels e passado muitos meses depois descobri que estava na mão do vendedor. Se o cara quisesse sacanear podia não mandar, pois não havia mais jeito de fazer o "disput". Na hora gelei e ao mandar o e-mail o vendedor me disse que não mandaria como gift, conforme combinado. O jeito foi telefonar para o vendedor nos EUA e ter uma conversa. Ainda bem que deu tudo certo, mas aprendi: pre-order com paypal NUNCA MAIS.
Hoje considero mais sensato aguardar o lançamento efetivo e checar as fotos amadoras dos colecionadores espalhados pelo mundo, bem como ler os reviews.
Apesar de achar os preços muito bons na Corner, o tempo que leva para chegar nos EUA é longo e a ansiedade só te corrói por dentro quando todo mundo já tem na mão e você fica a ver navios. O Mark I chegou em Hong Kong no final de JUNHO e chegou nas Terras do Tio Sam no final de AGOSTO. E para chegar aqui no Brasil dos EUA foi no final de SETEMBRO.
Ao se esperar também pode-se ver como de fato é a Figura em relação ao Protótipo. O único risco é que o preço pode disparar quando chega no mercado. Mas como o mundo está em crise econômica, ainda sobra uns "bonequinhos" com os preços de pre-order.

O Mártir

Esta foi uma das primeiras fotos amadoras que apareceu na web logo após o lançamento em Hong Kong (e quase 1 ano após o anúncio) e logo vieram as farpas dos Hot-Maníacos. A pintura da armadura estava um pouco meia boca e a escultura do Tony estava bem diferente do protótipo.

Felizmente alguns dias após começaram a surgir outras fotos na web e com uma pintura mais cuidada da armadura. Já em relação à cabeça de Tony, não houve melhora, ficou daquele jeito.

A chegada
Após a moçada de Hong Kong ter feito a festa, bem como os seus compradores, foi a vez da platéia norte-americana.
Quando foi feito o lançamento em meu cartão de crédito no valor de 210 dólares (165 da mercadoria + 45 de frete), soube que o Mark I estava a caminho.

Assim que o Thomas da Corner mandou o pacote, ele manda também o fatídico número de rastreio através do próprio correios dos EUA - USPS.

O martírio continua através da checagem dia a dia se o bicho mudou de posição no site dos correios. E lá sabemos se o treco foi tributado ou não. Em meu caso infelizmente fui tributado.



Para variar neste meio tempo os Correios anunciam uma greve e o tal papelzinho feito com impressora matricial não aparece em casa. Assim imprimi este comprovante e fui direto na agência dos Correios e nem sabia qual seria a facada.

Daí a atendente me mostra o valor que deveria pagar de Imposto: R$ 66,33 e por pouco não é o número da besta.




E o mais assustador: nunca uma encomenda minha havia sido aberta pela Receita Federal. Desta vez, resolveram dar uma investigada.


"Battle Damaged" Box

Chegando em casa vi que havia ganho uma versão Battle Damaged do box. Como colecionador gosto muito preservar com muito cuidado estes boxes, que são verdadeiras obras de arte. Quando abro a aba, pego meu canivete e cuidadosamente levanto de modo que não se rasgue.
Bom pelo menos só foi a caixa, a Figura estava inteira e intacta.

O Box

O Box vem com uma capa que imita madeira, inclusive a textura e devidamente ilustrado com o logo da Stark Industries.






Abrindo o box



Manual de Instruções



Estante
Tirando do box





Poses

Na cristaleira


O Mago/Palavras Finais
Colecionador que é colecionador no Brasil passa por toda esta Jornada para poder desfrutar de um "bonequinho" de mais ou menos 150 dólares e mais 50 dólares de Frete.
Quem mora em Cingapura ou Hong Kong não tem este tipo de Jornada. Parece covardia, né?
Estes dias estava navegando no blog do Desmond e vi as vitrines das lojas de lá. É mole?

Aqui no Brasil temos o imposto em cascata que faz com que as coisas sejam bem mais caras. Há quem diga que o esquema de "gift + low value" é ilegal, mas há teses contrárias. O que é mais discutível é perguntar se seria imoral e isto é algo que depende dos valores de cada um. Posso estar ilegal mas não de forma imoral. Ou ainda posso estar legal e bem moralmente.
O certo é que sem risco paga-se caro por isto mas de forma limpa e honesta. E há aqueles que correm riscos e isto faz parte do jogo de ser outsider de Figuras de Ação.

4 comentários:

  1. Nesse ponto,o Brasil não tem jeito mesmo!!
    Não facilita em nada a vida dos colecionadores.
    E olha que nem existe mercado interno de Actions
    para ser "protegido" pela alfandega.
    No Japão,como em Cingapura e Hong-Kong,não existe
    esta burocracia.Aqui entregam na sua casa e pode pagar na hora pro entregador se preferir ou usar o cartão.
    Só 4 doletas pra levar na sua porta!!!
    As lojas aqui são com estas da foto tambem.Sempre faço
    minhas compras pela internet,mas não resisto quando
    vejo uma loja dessas e acabo entrando só pra olhar!!rsss
    O mais engraçado...sempre tem um carinha de ocúlos com mochila nas costas nessas lojas!!
    Sempre!!:)
    Éé..se um dia tiver que voltar pro Brasil vou sentir saudades desses lugares:(
    Abraço.

    ps:Tambem não gostei da escultura da cabeça quando abri o meu.O jeito é deixar a mascara abaixada mesmo!!:)

    ResponderExcluir
  2. Legal seu comentário Michel. Sabe que quando fiz o review lembrei-me de você como meu seguidor do blog e tinha em mente você como leitor.
    Aqui no Brasil as coisas ficam bem caras com os impostos, dets maneira temos que escolher a dedo as Figuras. Apesar de achar muito bem feitas as Figuras do T4 (Connor e Marcus) vou deixar passar por causa da grana. Caso contrário levaria.
    Um abraço e valorize o Japão. Que cidade você está?
    Passei umas férias em Tokyo quando meus pais moravam aí. Mas naquela época não curtia o Hobby. Imagina hoje... Seria prejuízo na certa!

    ResponderExcluir
  3. Olá Superkudx!!
    Eu moro atualmente perto de Nagoya (Aichi-ken),
    mas já morei próximo de Tókio um bom tempo.
    Eu já curtia esse hobby, mas antes não existiam
    figuras tão detalhadas com as de agora.Eu comprava muitos kits de PVC para montar na escala 1/6 mas não ficava completamente
    satisfeito!!
    Hoje os detalhes e os movimentos dos bonecos são
    impressionantes!!Compare as fotos de actions
    antigos para ter uma ideia.
    É dificil resistir!!E nem me fale em prejuizo..rsss..minha mulher fica louca as vezes
    com minhas compras!Mas tenho que aproveitar enquanto estou aqui.Mas mesmo aqui eu tenho que
    deixar passar algumas figuras,senão seria falencia na certa!!
    Minha maior preocupação é como vou levar tudo isso pro Brasil um dia.Tenho um medo danado de estragar
    alguma coisa!!
    Quando vi sua caixa do MK-I fiquei até triste!!:(
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Peguei suas fotos de exemplo para uma postagem no blog da minha loja, darei os devidos créditos, espero que esteja tudo ok! obrigada desde já, seu post é muito esclarecedor!

    ResponderExcluir