segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

SPECTREMAN DX, TAKARA

Spectreman DX Takara Cyborg 99
Fabricante: Takara
Lançamento: 1999
Altura: 12,5" ou 31,75 cm


























































































Considero a escultura do Spectreman DX da Marmit mais fiel que a versão da Takara. O grande destaque desta Figura de Ação é a versatilidade de se ter um Spectreman e um Cyborg 99. Mas isto não significa que uma marca seja superior a outra. São duas abordagens diferentes do mesmo herói. O Cyborg 99 é uma versão mais moderna do GI Joe japonês licenciada pela Takara e que me parece não fez tanto sucesso. Pode ser que o motivo seja que as Figuras de Ação licenciadas eram muito remotas e não correspondiam ao momento da época de lançamento. Eu gosto do corpo do Cyborg 99 e penso em adquirir mais um corpo para customizar com a cabeça do Christian Bale de meu Batman Begins Takara. Espero com este review fornecer mais elementos de modo a ilustrar esta Figura de Ação.

Vídeos
Para esta Figura de Ação achei interessante fazer 3 vídeos do Spectreman DX de forma a ilustrar melhor além das fotos. A desmontagem do Spectreman e a montagem do Cyborg 99 é bem simples. Já a nova montagem do Spectreman a partir do Cyborg 99 é meio complicada.
Por exemplo: para colocar as botas e as luvas do Spectreman, deve-se inserir primeiro estes elementos da roupa e introduzir em seguida o elemento respectivo do corpo. Não dá para montar o corpo e colcoar por último a bota e a luva, pois neste caso a roupa acaba se retraindo. No vídeo acabei montando um braço com a articulação e tive que mudar depois. Ou seja, não é muito simples mudar de luvas.
Com as juntas magnéticas a montagem fica mais facilitada, o que me faz a imaginar como é a montagem de uma Figura de Ação sem juntas magnéticas, ou seja, todo o resto. Trata-se de um trabalho manual um tanto que intenso, o que em parte justifica o alto preço deste tipo de Figura de Ação. E creio ainda que não dá para automatizar o processo de produção deste tipo de Figura de Ação.

Desmontagem do Spectreman:
http://br.youtube.com/watch?v=iHRDjk7EW1g

Montagem do Cyborg 99:
http://br.youtube.com/watch?v=9u27zwMyluc

Montagem do Spectreman:
http://br.youtube.com/watch?v=xgpRViEJszo

Outros links:
http://www.microforever.com/spectreman.htm

11 comentários:

  1. Cara voce tem um amplo material sobre o spectreman, agora é o seguinte, me ajuda a encontrar o boneco articulado.

    Parabens pelas fontes.

    Uma abraco

    Ademilson
    assistencia@veloxmail.com.br

    ResponderExcluir
  2. Consegui no ebay. Procure lá que acaba achando.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional amigo! Sou fã de carteirinha do heroi e sou colecionador de bonecos. Acabei de comprar um da takara, paguei 520 reais. Vc acha q foi justo?

    ResponderExcluir
  4. comprei um da takara agora! ainda não chegou na minha mão. Paguei 520 reais. Foi um bom preço?

    ResponderExcluir
  5. Alo Belmond, creio que foi um preço justo, pois dá uns 260 dólares, que é um preço de um Hot Toys em lançamento. Bela compra e se divirta!

    ResponderExcluir
  6. Legal amigo! Eu só to cm uma dúvida, existe mais d um modelo da takara? porq o cara q me vendeu tem mais bonecos, cada um tem um preço. Eu vi duas fotos diferentes da takara, e me pareceu q os bonecos eram diferentes.

    ResponderExcluir
  7. Cara, eu não conheço outras versões da Takara, somente da Marmit. Tem link destas fotos?

    ResponderExcluir
  8. Cara! O boneco acabou d chegar na minha mão.É da TAKARA mas, diferente do seu. O corpo é branco, bem musculoso parecido cm o da MARMIT. O acabamento é mto bom. É só procurar por boneco spectreman takara 690 reis. As fotos dele estão meio escuras. Não tem foto do corpo branco. Se kiser eu t mando por imail.

    ResponderExcluir
  9. Segue o link: espectremen - escala 1/6 - 30 cm de altura raro
    É exatamente o boneco q eu comprei, cm corpo branco igual o da Marmit.

    ResponderExcluir
  10. https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p206x206/65342_436053146483317_1537701531_n.jpg

    Esse é o boneco que eu comprei, pesquisei bastante porém nao achei nenhum outro boneco semelhante, o corpo desse é branco parecido com o da Marmit. Ele veio na caixa do cyborg 99, O vc acha q pode ser ?

    ResponderExcluir
  11. Só vendo o corpo sem a roupa do Spectreman. Acho que os corpos Cyborg 99 são todos transparentes.

    ResponderExcluir